Quando morava em São Paulo vir para Porto Alegre, por mais que fosse longe era mais fácil... Agora, de Joinville, fica mais complicado. Difícil acreditar que estando mais perto o caminho fique mais turbulento. Mas acredite...É!!!!
Só agora o aeroporto de Joinville começou a operar com vôos mais frequêntes e baratos... Até então a opção mais acessível era Curitiba ou Navegantes. A minha passagem estava marcada para o aeroporto de Navegantes, mas para chegar lá se vai de carro, mais ou menos 1h de viagem, ou de táxi...Mais ou menos R$180,00 a corrida. Um absurdo né!!! Dinheiro ainda infelizmente não brota nas árvores...
Eu descobri que um ônibus da linha Catarinense que vinha de Curitiba passaria por Joinville e desembarcaria no terminal rodoviário da cidade de Navegantes... E dali até o aeroporto, mais uns 5 minutos de carro. Beleza... Esse é o plano! Pego o ônibus em Joinville, vou até o terminal e de táxi chego no aeroporto. Bem mais em conta!!!!
E foi bem mais barato mesmo... Só que foi quase uma “via sacra”... Ás 9:50 eu e a Mari pegamos o ônibus em direção a Navegantes... Mas, antes de chegar lá ele parou na praia de Barra velha, Piçarras e Armação... Chegamos na rodoviária 11:45. Sem falar num tiozinho que não parava de tagarelar. No trajeto de 2h ele contou para uma senhora ao seu lado toda a história da sua vida. Eu soube que ele era gaúcho, mas morava em Rondônia a muitos anos e estava de visita na casa do seu filho que mora em São José dos Pinhais no Paraná. Já tinha viajado mais de 60 horas de ônibus desde Rondônia e a viajem ainda duraria dois meses... Estava visitando todos os parentes da região. Entre os diversos assuntos vou destacar aqui uma frase que ele falou e que me marcou: “ Dignidade não tem preço”... Sábio tiozinho!!!!
Depois da interessante viagem de ônibus e da insistente perguntinha básica da Mari: “Mãe, já chegamos?” pegamos nossa “pequena mala” (Na verdade a mala é da minha mãe, tinha que devolvê-la... Mas de tão grande e pesada parecia um frigobar ambulante) e nos arremessamos para dentro de um táxi. Bem na hora chegamos no aeroporto para fazer o check-in. Nosso vôo estava marcado para ás 13h. Eu e a Mari loucas de fome fomos fazer um lanchinho. A minha filha se agarrou numa coxinha de frango e precisei fazer um comentário: “ Nossa filha... Tua mãe não te dá comida em casa?” Enchemos a barriga e fomos para a sala de embarque.
O vôo saiu no horário, o avião lotado... O piloto diz: “ Em breves 57 minutos estaremos aterrizando na cidade de Porto Alegre”. Quem vê pensa que a viagem só dura 1h... E todo o resto, os translados? “ Seu piloto... To desde ás 7h da manhã em função dessa viagem... Não vem me dizer que em breves minutos vou chegar... Já estou morta!” Porém, graças à deus que a viagem de avião era curta... Chegamos no aeroporto Salgado Filho, larguei a Mari com a Mãe e fui atrás da outra via sacra... Pegar as malas!!! Ainda bem que tudo estava conspirando a meu favor... Pela primeira vez nessa vida minha mala...meu frigobar ambulante foi o primeiro a rolar na esteira... Não acreditei... Joguei-me nela e fui para o esperado abraço com a família!!!!
Beijos, abraços e toda a alegria da chegada... Rapidinho pegamos um táxi e no meio do trânsito infernal de Porto Alegre já estava pedindo para descer. O motorista do táxi era “barbeiro” demais! Ás 14h45 chegamos em casa... Nem acreditei... Atirei-me no sofá e respirei o ar de Porto! Exatamente 5h mais tarde a viajem teve fim... É claro que meia hora depois eu já estava recuperada e pronta para bater perna por aí... Viajar é ótimo, mas cansa... A minha via sacra valeu a pena... Estar aqui sempre vale qualquer indiada...
Bjus... Bom final de semana!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário