Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

Via Sacra

Quando morava em São Paulo vir para Porto Alegre, por mais que fosse longe era mais fácil... Agora, de Joinville, fica mais complicado. Difícil acreditar que estando mais perto o caminho fique mais turbulento. Mas acredite...É!!!!


Só agora o aeroporto de Joinville começou a operar com vôos mais frequêntes e baratos... Até então a opção mais acessível era Curitiba ou Navegantes. A minha passagem estava marcada para o aeroporto de Navegantes, mas para chegar lá se vai de carro, mais ou menos 1h de viagem, ou de táxi...Mais ou menos R$180,00 a corrida. Um absurdo né!!! Dinheiro ainda infelizmente não brota nas árvores...

Eu descobri que um ônibus da linha Catarinense que vinha de Curitiba passaria por Joinville e desembarcaria no terminal rodoviário da cidade de Navegantes... E dali até o aeroporto, mais uns 5 minutos de carro. Beleza... Esse é o plano! Pego o ônibus em Joinville, vou até o terminal e de táxi chego no aeroporto. Bem mais em conta!!!!

E foi bem mais barato mesmo... Só que foi quase uma “via sacra”... Ás 9:50 eu e a Mari pegamos o ônibus em direção a Navegantes... Mas, antes de chegar lá ele parou na praia de Barra velha, Piçarras e Armação... Chegamos na rodoviária 11:45. Sem falar num tiozinho que não parava de tagarelar. No trajeto de 2h ele contou para uma senhora ao seu lado toda a história da sua vida. Eu soube que ele era gaúcho, mas morava em Rondônia a muitos anos e estava de visita na casa do seu filho que mora em São José dos Pinhais no Paraná. Já tinha viajado mais de 60 horas de ônibus desde Rondônia e a viajem ainda duraria dois meses... Estava visitando todos os parentes da região. Entre os diversos assuntos vou destacar aqui uma frase que ele falou e que me marcou: “ Dignidade não tem preço”... Sábio tiozinho!!!!

Depois da interessante viagem de ônibus e da insistente perguntinha básica da Mari: “Mãe, já chegamos?” pegamos nossa “pequena mala” (Na verdade a mala é da minha mãe, tinha que devolvê-la... Mas de tão grande e pesada parecia um frigobar ambulante) e nos arremessamos para dentro de um táxi. Bem na hora chegamos no aeroporto para fazer o check-in. Nosso vôo estava marcado para ás 13h. Eu e a Mari loucas de fome fomos fazer um lanchinho. A minha filha se agarrou numa coxinha de frango e precisei fazer um comentário: “ Nossa filha... Tua mãe não te dá comida em casa?” Enchemos a barriga e fomos para a sala de embarque.

O vôo saiu no horário, o avião lotado... O piloto diz: “ Em breves 57 minutos estaremos aterrizando na cidade de Porto Alegre”. Quem vê pensa que a viagem só dura 1h... E todo o resto, os translados? “ Seu piloto... To desde ás 7h da manhã em função dessa viagem... Não vem me dizer que em breves minutos vou chegar... Já estou morta!” Porém, graças à deus que a viagem de avião era curta... Chegamos no aeroporto Salgado Filho, larguei a Mari com a Mãe e fui atrás da outra via sacra... Pegar as malas!!! Ainda bem que tudo estava conspirando a meu favor... Pela primeira vez nessa vida minha mala...meu frigobar ambulante foi o primeiro a rolar na esteira... Não acreditei... Joguei-me nela e fui para o esperado abraço com a família!!!!

Beijos, abraços e toda a alegria da chegada... Rapidinho pegamos um táxi e no meio do trânsito infernal de Porto Alegre já estava pedindo para descer. O motorista do táxi era “barbeiro” demais! Ás 14h45 chegamos em casa... Nem acreditei... Atirei-me no sofá e respirei o ar de Porto! Exatamente 5h mais tarde a viajem teve fim... É claro que meia hora depois eu já estava recuperada e pronta para bater perna por aí... Viajar é ótimo, mas cansa... A minha via sacra valeu a pena... Estar aqui sempre vale qualquer indiada...

Bjus... Bom final de semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário