Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dissabores

Nascemos e aprendemos que tudo vai dar certo... Ou pelo menos, vamos lutar para que dê! Mas aí, surge um probleminha aqui, uma pedra ali... E toda realidade desmorona sobre os nossos sonhos... Aos poucos vamos descobrindo que somos capazes de tapar furos, encapar buracos, varrer a sujeira para baixo do tapete, conforma-se ou não com as tempestades.

É certo... Também de dissabores vivemos. E eles chegam sem avisar... Uma crítica por uma atitude, uma resposta negativa por um pedido, uma decepção por alguém que não esperava. Enfraquecemos diante deles e perdemos um pouco de fé. Acreditamos tanto na perfeição da existência, na bondade do ser que esquecemos também a fraqueza da inocência, a vulnerabilidade das palavras.

Todos os nossos percalços nos criam cascas. Dão-nos de presente armaduras para ir em frente. Não queremos ser pesados, fardos, tristes e solitários... Queremos ser plumas, fáceis, alegres e rodeados de boas almas. Mas, para tanto é necessário tornar os dissabores apenas a entrada da nossa refeição. Não os valorizemos como prato principal... Não lhes demos trela, assunto ou discussão. Coloquemo-nos no alto da nossa prateleira de aprendizado e deixemos separados para quando precisarmos entender algo ameaçador.

Na altura dos nossos olhos, nessa mesma prateleira coloquemos os planos que deram certo, que servirão de exemplo, que darão gás a uma futura necessidade. Nossas tentativas frustradas lá no alto, não são menos importantes, mas devem ocupar um lugar menor na nossa vida. Afinal de contas... Enquanto estivermos vivos seremos surpreendidos por erros pequenos ou grandes... Tropeços ou quedas bruscas...

De repente nosso dissabor seja supérfluo... Tolerante... O time que perdeu o jogo da rodada, o filme da locadora que está locado, a chuva que caiu num planejamento de sol na praia... Eles são assim mesmo... Pequenos e grandes... Provisórios ou vitalícios... Superficiais ou profundos... Eles estão aí nos rodeando, nos perseguindo, nos mantendo atentos... Nosso dia-a-dia é cheio de surpresas, mas nem por isso vamos deixar de ser bem humorados... Tá certo... Você vai achar que eu vou dizer: “Faça desses limões uma limonada”! Mais ou menos isso... Prefiro dizer: “ Não esqueça de adoçar a sua limonada”!!!!

# Este texto foi publicado na minha coluna COTIDIANO no portal http://www.dentrodobairro.com.br/.
 
Bjus!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário