Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Novos ventos

Você já deve ter escutado a música do Biquini Cavadão “Vento Ventania”:


“... Me leva para as bordas do céu, pois vou puxar as barbas de Deus... Vento ventania me leve pra onde nasce a chuva, prá lá de onde o vento faz a curva... Me deixe cavalgar nos seus desatinos, nas revoadas, redemoinhos...”

Depois da ventania que sempre acontece nos dias anteriores ao feriado de Finados, trago á tona esse vento... Esse ar que algumas vezes nos incomoda, mas que outras nos liberta. Assim como o vento que varre tudo por onde passa... Nós também nesses dias nos apoderamos de sua força para fazermos uma faxina na nossa alma e colocarmos o lixo das nossas tristezas fora. Igual ao ar em movimento nos mexemos também a procura de sensações mais quentes, temperaturas mais amenas ou furacões devastadores.

Ao sentir o vento batendo no rosto me encho de esperança, de novas possibilidades, de terras que se modificam e abrem novos caminhos. De tudo que estava estático e que saiu do lugar e se transformou em algo diferente. Quando a ventania invade o nosso corpo, assim como ataca cidades, nos destrói, nos desgoverna... Mas, diferente das estruturas que são abaladas no mundo, dos desabrigados e das perdas materiais e humanas, o vento dentro de nós nos permite recomeçar... Entramos no seu redemoinho, no seu abismo para depois voarmos na brisa de novas perspectivas. Suavemente abrimos os olhos e identificamos novos traços... Novas vias... Horizontes que estavam encobertos e que agora se transformam em muitas alternativas.

O vento carrega o pólen para as flores, ajuda a primavera a florescer... Ajuda a natureza a ficar colorida e viva. As sementes também são colocadas dentro de nós para cultivarmos, para colorirmos nossos dias, nossos atos, nossos sonhos... O vento dá força para a vela impulsionar o barco, desbravar o mar, deslizar sobre as ondas e descobrir a imensidão do oceano. A mesma imensidão dos nossos sentimentos... Ele sopra nossas incertezas e nos ajuda a recompor nossos valores.

“... Me leve sem destino. Quero juntar-me a você e carregar os balões pro ar. Quero enrolar as pipas nos fios, mandar meus beijos pelo ar... Vento ventania me leve pra qualquer lugar, me leve para qualquer canto do mundo... Ásia, Europa, América...”

Nos apossemos então das correntes de vento para comandar a nossa vida. Elas não tem caminhos certos e planejados... Nós mesmos podemos moldar nosso destino, nossas ações, nossas ventanias... Não espere o seu vendaval transforma-se em ciclone para começar agir a seu favor... Aproveite a brisa, o bom senso para tomar ou redefinir escolhas... A sua ventania está aí, em algum lugar precisando se movimentar... Liberte-a dentro de você!

# Este texto foi publicado ontem na minha coluna COTIDIANO no portal http://www.dentrodobairro.com.br/.

Bjus!!!!

Um comentário:

  1. "...Vento, ventania
    Agora que estou solto na vida
    Me leve prá qualquer lugar
    Me leve mas não me faça voltar..."

    Que os ventos e as ventanias ou até mesmo os furacões nos levem... nos elevem... nos carreguem nos braços da felicidade e que a brisa nos faça flutuar junto as folhas que murmuram paz...
    Sempre em frente... até completarmos o nosso caminho...

    Beijos Juju!!!

    Adoro ler o que tu escreve... me faz bem!

    ResponderExcluir