Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

Pais e filhos

Esta manhã eu tive uma longa conversa com o meu irmão pelo telefone e falávamos da importância dos pais no desenvolvimento dos filhos. Mais importante ainda nossa visão perante as suas qualidades e suas necessidades de ajuda. Todos os dias somos surpreendidos pelos filhos por novas descobertas e por sinais de que algo pode estar errado. Nós pais precisamos enxergar e entender esses sinais para podermos criar a consciência de que nossos filhos podem não ser perfeitos, que precisam ser empurrados para um apoio que vai além da nossa capacidade.

Desde o momento em que um casal decide ampliar a família e agregar um filho ao lar, desde essa hora a dificuldade da tarefa deve ser avaliada. Uma criança, um filho acarreta em muitos momentos felizes, de alegrias, de realizações... Porém, o trabalho é árduo, duro, com extrema responsabilidade de educar, gerar valores, encaminhar da melhor maneira para a sociedade. Nós pais nos permitimos falhar, pecar por puxar demais, por tentar acertar... Assim como nossos filhos não somos perfeitos... Também possuímos limitações e necessitamos também de aprendizado constante. Nossa tarefa primordial é entregar amor suficiente para fazê-los se sentirem seguros e orientados.

Estamos constantemente buscando meios de proporcioná-los uma vida saudável, sem vícios, com opções de lazer, divertimento e principalmente educação. Ensinamos o discernimento... O certo do errado... O poder de fazer o bem... De ser generoso, de doar-se, compartilhar, dividir... Explorar! Lutamos contra um mundo mau que ao contrário do que ensinamos em casa, ensina nas ruas o poder de ser mais esperto, de pensar somente em si, de doar para receber algo em troca.

Nossos filhos precisam saber que o mundo é difícil e cruel muitas vezes... Que mais importante de ser esperto é ser correto... É saber que fazendo o melhor de si estará buscando qualidades para a sua vida... Superar os próprios limites e os próprios degraus ainda é mais louvável que passar por cima de alguém... Nós pais somos o exemplo... Nossas atitudes são copiadas e valorizadas. Nosso papel e nossa luta na formação de caráter são diários. Todos os dias nos entregamos a eles e recebemos também algum ensinamento. Ainda é a forma mais bela de troca que eu conheço... Pais e filhos descobrindo o mundo!!!!!

Bjus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário