Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rio 40°

Os versos da música cantada pela Fernanda Abreu “Rio 40° graus, cidade maravilha purgatório da beleza e do caos...” nunca combinaram tanto com o momento em que a cidade maravilhosa vive. É quase surreal imaginar tanques de guerra andando pelas favelas e crianças recolhendo cartuchos de balas em troca de dinheiro.

Falar em paz é sempre algo contagiante, nobre... Porém, a tão esperada tranqüilidade faz vítimas, traumatiza, polui de pólvora um cenário de calor e natureza privilegiada. O pior do que viver no caos é viver no medo... Sem dúvida as ações são necessárias, não podemos mais deixar que a impunidade tome conta de um povo tão merecedor de vida. Já estamos vivendo há muito tempo no limite da criminalidade e das drogas destruindo famílias e meninos cheios de sonhos.

Tão estranho falar em pacificação diante um momento que sempre foi comum entre nós. De um cartão postal que já faz parte do Rio de Janeiro, mas que precisa ficar mais bonito. Os traficantes que chamam a polícia para o confronto dizem que defendem sua comunidade, mas o não rendimento coloca todos os moradores da favela cara a cara com a guerra. Impera a lei da sobrevivência, ou melhor... A lei do egoísmo!

Seguimos então torcendo que tudo acabe da melhor forma... Que as pessoas voltem a caminhar nas ruas e que o céu leve embora a fumaça cinza e o azul volte a adornar um cristo que continua de braços aberto, mas que parece cansado de tentar acalmar a todos. Talvez, além do Rio, Brasília precise também acabar com o seu tráfico... Tem muito bandido de terno e gravata por lá fazendo estragos!!!!

Até!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário