Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dentro ou fora

Você se considera uma pessoa introvertida ou extrovertida? Você se comunica com facilidade ou prefere ficar calado? Ainda bem que existem as diferenças, que mais que outros ou menos que outros nos destacamos ou nos escondemos atrás da multidão.
Ser comunicativo não é tarefa fácil, a não ser que você já nasça com essa pré disposição. Tentar relaxar e fazer parte de um grupo ou de uma conversa para quem é reservado é como pedir para andar de patins, sendo que você nunca ficou em cima de duas rodas. E pode ser qualquer situação... Num barzinho com amigos, numa apresentação no trabalho, numa consulta médica. A boca fica seca, as mãos molhadas... O assunto não brota e o tempo se arrasta parecendo andar para trás.
Por outro lado há os tagarelas, os carismáticos... Em qualquer roda eles se destacam, conversam e fazem amigos na maior facilidade. Da mesma forma que é difícil um tímido se mostrar é pedir para um desinibido se controlar. Nem esparadrapo na boca resolve. Ao invés de suar de medo se tremem por não poder se expressar. Há aqueles que têm facilidade de relacionar-se, mas não conseguem exteriorizar o que sentem... São fechados, restritos, remoem seus problemas sozinhos por não conseguirem se abrir.
Os controlados são rotulados como tristes ou bravos... Os exaltados são rotulados de excêntricos, malucos ou irresponsáveis. Os pré julgamentos são sempre intolerantes nessa hora e quando ganhamos a oportunidade de conhecer mais a fundo as pessoas nos surpreendemos com suas qualidades.
Não existe certo ou errado em ser introvertido ou extrovertido. As duas características podem trazer facilidades ou dificuldades. Eu acredito que o tímido sofra um pouco mais... O isolamento, a dificuldade de relacionamento impede o crescimento em várias áreas, mas mesmo assim ele pode aprender a soltar-se.
Tudo mais uma vez acontece dentro de nós. Nossos pensamentos, nossa força e nossos objetivos são grandes impulsionadores de atitudes diferentes. Nós mesmos direcionamos o caminho das nossas escolhas e dos obstáculos que aparecem. A vida nos ensina a lidar com eles, entender melhor nosso jeito de ser, nos torna um pouco mutantes... Moldamos nossas crenças, nossos traços, nossos medos... Aprendemos a querer mais, falar menos, ir em frente ou recuar em alguma situação... O tempo... Lento ou rápido nos guia para esse aprendizado.
Bjus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário