Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Simplesmente... Martha!

Minha mãe e minha madrinha estiveram ontem na livraria Saraiva no shopping Praia de Belas em Porto Alegre incumbidas de me trazer autografado o último livro da escritora Martha Medeiros. O livro é o “Fora de mim”, ainda não o li, mas em breve vou postar meu comentário já certa que vou adorar!


Não sei o que acontece comigo e com a Martha... Perdoe-me a intimidade, mas a Martha parece um membro da minha família, pois as suas palavras estão sempre presentes na minha vida. Identifiquei-me com ela nas primeiras poesias que eu li e nas crônicas do jornal ZERO HORA também de Porto Alegre. Ela fala simples, para todos, mas com uma grandiosidade ímpar. É exatamente isso que eu busco quando estou escrevendo. Dar a minha opinião, não que a minha verdade seja a de todos, mas a certeza que de alguma forma, os meus pensamentos possam iluminar algumas cabeças. Quero ser simples igual a ela, ter a minha identidade obviamente, mas conquistar a capacidade de tocar na alma das pessoas.

Nunca a vi pessoalmente, não li todos os seus livros ainda... Aos poucos vou remexendo as livrarias e encontrando os mais antigos. É um prazer tê-la na minha cabeceira me inspirando a sentar em frente ao computador e compartilhar meus momentos e os meus pensamentos.

A minha mãe relatou-me que ela é muito acessível, generosa, que ficava enrubescida com os diversos elogios. Prova concreta da sua humildade, da pessoa que fez sucesso porque agiu naturalmente e continua sendo... Hoje vi a reprise de uma entrevista dela na TV COM do RS no programa “Falando” e conversando sobre o seu livro disse: “A gente se apaixona por alguém quando nos apaixonamos por nós mesmos”. Eu aprendi admira-la por que ela desperta o meu melhor... Ela instiga o meu lado mais ativo, o dom dentro de mim, a certeza de que eu posso crescer ainda mais. E tudo que nos faz bem, nos eleva e nos satisfaz precisa ser preservado.

Se você ainda não conhece os trabalhos da Martha eu recomendo a leitura. Estou louca para devorar o livro novo, mas ainda estou terminando um sucesso dela de 2005 – “Coisas da Vida”, uma coletânea de crônicas. Mas recomendo também “Doidas e Santas”(2008) e “Tudo o que eu queria te dizer”(2007), este reproduz uma série de cartas de diversos assuntos que talvez você não tenha ou não teve coragem de mandar ou dizer para alguém.

Recado dado, e-mail dela respondido e feliz da vida com o livro novo espero que me acompanhem nessa leitura.

Olha a Martha com a minha mãe autografando o meu livro:



E , é claro, o autógrafo....




Bjus cheios de orgulho!!!!!

Um comentário:

  1. Aiii Juju.... se o objetivo é tocar a alma das pessoas... você está no caminho certo... E pode ter certeza que no dia do lançamento do seu primeiro de muitos livros eu estarei aí... enfrentarei uma fila enorme...repleta de pessoas ávidas pelo seu autógrafo e farei parte de uma legião de fãs!
    Adoro o que tu escreve...

    ResponderExcluir