Páginas

sábado, 9 de outubro de 2010

Bicho papão

         Antes só do que mal acompanhado! Quantas vezes você já ouviu essa frase? Realmente em vários momentos da nossa vida melhor estarmos sozinhos do que ao lado de alguém "atravancando" tudo! Estar perto de uma pessoa e ou pessoas que não pensam pra frente pode atrasar a busca de novas possibilidades. Mas passar pela vida sozinho também não é a melhor pedida. Uma boa companhia é sempre um agravante no nosso estado de espírito, na nossa turbulenta maneira de viver.

        Quando eu era mais jovem, pouquíssimo tempo atrás (Não resisti à piadinha), eu ia muitas vezes sozinha ao cinema e ouvia das minhas amigas que era louca e muito corajosa. Elas tinham vergonha de entrar numa sessão desacompanhadas, eu não via mal nenhum. Nem sempre os horários se encaixavam, nem sempre eu tinha com quem dividir a pipoca e o "amasso", então por que não fazer o que gostava sozinha? Na verdade, tudo estava bem resolvido dentro de mim, por isso nunca me preocupei com a situação. Agora se você perguntar se já fui sozinha numa balada, num barzinho... Aí eu também acho loucura. Tem muita gente que enfrenta essas situações sem nenhum constrangimento, mas não vejo graça nenhuma sentar num bar e beber sem poder dar risadas com os amigos ou cair na noite pra dançar com um estranho.  No cinema, pelo menos, eu ficava quieta no meu canto. Nessas situações já remoeria o pré julgamento das pessoas e não ficaria confortável.

        Por isso que é tão difícil estar sozinho e querer companhia, ou estar rodeado de pessoas e querer se enfiar num buraco. Sou a favor que precisamos compartilhar a vida com as pessoas que amamos. Fazer descobertas juntos, passear, curtir um momento. Mas também precisamos ficar sós... Respirar fundo, ver um filme, ouvir uma música ou qualquer outra coisa que lhe remeta ao seu interior. E não necessariamente você precise ficar sozinho para resolver um conflito individual, mas algumas vezes a introspecção é favorável.

        Existem muitas possibilidades de se enxergar a solidão, algumas mais comuns, outras "não convencionais". Estar no carro sozinha dirigindo por aí é ótimo para mim. Tenho a chance de relaxar e curtir a minha solidão. Fazer uma caminhada sozinha...Desisto pela falta de incentivo. Nunca fui sozinha no teatro, mas acho que encararia numa boa. Um show gostaria de companhia. No supermercado, sozinha. O Marcelo que dá prejuízo em casa quando resolve "encher as latinhas". Na praia gosto de bastante gente, tipo farofada mesmo... Muitas risadas! Na frente do computador, sozinha, é claro... Não tem coisa pior do que alguém dando palpite. Na frente da televisão, depende... Depende da programação e da companhia também. No restaurante preferiria dividir a refeição com alguém, mas ficaria só sem problemas.

        Sozinha ou acompanhada o que importa é realizar suas vontades sem privar-se do seu bem querer. Ficar só não é sinônimo de tristeza. É uma ótima forma de abastecer as energias. “Em uma crônica da Martha Medeiros do livro Coisas da vida ela fala que muitas vezes seguimos certas convenções impostas pela sociedade e deixamos de viver o que gostaríamos e termina o texto dizendo:  "A solidão é invisível, só é percebida por dentro”.

        Exatamente isso... Costumamos deixar que essas falsas regras impeçam a nossa maneira de viver. Precisamos acreditar que a solidão será devastadora se a transformarmos em um “bicho papão”. E, para dividir os belos momentos só ao lado daqueles que também enxergam colorido.  Então a reflexão hoje vai para mim, inclusive: Se descobrirmos a nossa própria companhia, a nossa forma de ver as coisas coloridas... A solidão não será uma barreira, mas o início de uma nova jornada.

Bjus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário