Páginas

sábado, 2 de outubro de 2010

Fome de terra

       Eu estava espiando a nova novela das 18h da Rede Globo - Araguaia e me rendi à ótima atuação do Lima Duarte, que interpreta um gaucho daquele bem ”macho tchê". Ele está perfeito nos trejeitos e no sotaque e me chamou a atenção uma cena na qual ele fala que precisamos de terra: "A terra, diferente de outras coisas - aí ele exemplificou com o amor - não passa, fica para sempre".


      Vamos discutir isso então: A terra realmente é firme, segura. Ela representa estabilidade, força. E claro, estamos sempre lutando por ela, por um pequeno espaço, no qual possamos chamar de casa, chamar de lar. Desde que nascemos somos direcionados a buscar um referencial, um lugar fixo para construir família, para selar laços. Precisamos de terra!


     Certo, concordo com algumas coisas, mesmo eu que vivo pulando de casa, gosto de ter um ponto fixo, um lugar para lembrar. É legal almejarmos construir alguma coisa material, mas o personagem da novela queria terra, queria a extensão de acres, de tudo que ele acredita não ir embora, não perder. Pois é, a terra quando tomada posse, comprada, arrendada, sei lá como não se perde mesmo. É sua, fica para sempre. Mas você já parou pra pensar que você mesmo não é para sempre? 


     Não quero que você, nesse momento pare a construção da sua casa, a compra do seu sítio, ou o pedaço de terra que desejar. Continue com os seus planos, mas saiba dosar a necessidade e a importância deles. Não perca toda a sua energia buscando somente coisas materiais, que realmente vão ficar, mas que não poderão ser levados quando nos despedirmos da vida.


     Eu gostaria muito de uma casa na praia. Volta e meia procuro um terreno para me instalar. Porém, esse pedaçinho de terra que eu almejo é para aproveitar umas merecidas férias, curtir um final de semana, um passeio. A terra não vai ficar lá parada, estática, criando mato. Ela vai ser vivida, festejada, usada ao máximo. Essa terra sim eu recomendo... Aquela que você vê seus filhos crescendo, compartilhando um almoço no domingo, para usufruir o seu conforto. Use a terra, faça valer cada esforço do seu trabalho, do seu querer, não para dizer que você tem, mas porque você VIVE nela.


      Para terminar, na novela a terra foi colocada ao lado do amor. Ele pode ser passageiro, igual a nós. Então precisamos aprender a vivê-lo intensamente, assim como os nossos pedaços de terra. Não conheço outro exemplo melhor do que já dizia Vinicius de Moraes, e mesmo o repetindo, e, vamos combinar recitá-lo é sempre uma dádiva, fica a minha mensagem: “Que não seja imortal posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure."

Um ótimo final de semana!!!!

      
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário