Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SER MÃE

    Na época em que trabalhava no SESC de Porto Alegre, uma amiga, a Alessandra que liderava um grupo de convivência da terceira idade me pediu para escrever uma mensagem sobre o tema MÃE. Eu ainda não tinha a Mariana, ainda não tinha recebido a dádiva de ter um filho na minha vida. Eu ainda me lembro nitidamente o dia em que a Mari nasceu e tudo que se modificou dentro de mim. Á partir daquele dia eu passei a enxergar o mundo e a vida com outros olhos... Com olhos cor-de-rosa... Com os olhos da minha princesa. Segue então o texto que escrevi para a minha amiga. Curte aí:

" Muito mais que genitora, mãe é para todo o sempre;
  É o segurar a mão e ler uma história antes de dormir; É deixar a luz do abajur acesa;
  É ensinar a escrever o nome e pendurar na geladeira qualquer rabisco feito na escola;
  É dar um sermão pela nota baixa e incentivar a lição de casa;
  É o lembrete nos dias frios para não esquecer o casaco; É a bênção antes de sair de casa;
  É a preocupação com a alimentação saudável e com a prática de esportes;
  É o pensamento constante enquato o filho não chega; É o fingir que está dormindo quando ele coloca a chave na porta;
  É a amiga nas horas de diversão e a conselheira nos momentos difíceis;
  É quem nos leva a fazer a carteira de identidade e nos apresenta para a vida;
  É quem nos ouve, nos acolhe, acalenta e conforta; É quem deixa de comer para alimentar; É quem deixa de comprar uma roupa nova para si para vestir;
  Ser mãe é muito mais que assinar a certidão de nascimento e ganhar um cartão no segundo domingo de maio; Ser mãe é acompanhar o crescimento, emocionar-se com a sprimeiras palavras, sofrer com o primeiro tombo.
  Ser mãe é nunca mais dormir direito e ter sempre o peito aberto para um abraço; Ser mãe é nunca conseguir negar um pouso e achar que o filho continua criança;
  Ser mãe é ser incondicional... É lutar pela felicidade e ser sempre o nosso REFERENCIAL."

   Eu acho que quando escrevi esse texto pensei muito na minha mãe, visto que ela é para mim esse modelo de MÃE que ensina, participa, aconselha, chora, ri, "suga", que está ali... Para o que der e vier... A minha mãe é aquela mãe que aprendeu sozinha a ser mãe... Que se doou, que se esforçou... Que hoje é mais que avó dos netos... É mãe novamente...
   Sobre o texto, agora que já tenho a vivência da minha mãe posso acrescentar :

" Ser mãe é lutar pela justiça, pelas coisas certas...É dar valores, construir caracter...
  Ser mãe é deixar que o filho seja criança... É dar liberdade impondo limites....
  Ser mãe é se derreter por um sorriso... É se sentir vitoriosa ao ver o filho crescer..."

  O meu beijo a todas as mãmães, aos pais que são mães também e a todas as mulheres que ainda vão receber esse presente. É claro... Um beijo especialíssimo para a melhor mãe do mundo: A MINHA
A dona BIA, a mais fashion vovó do século....

Olha ela aí com a minha princesa...

2 comentários:

  1. É maninha, mãe é mãe..... Adorei o post, tens razão, a nossa "super mãe", se encaixa em tudo aquilo que escreveste.. É a nossa suguinha, mas acima de tudo MÃE!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir