Páginas

domingo, 8 de agosto de 2010

Dia dos pais!!!

Eu não tive a chance de comemorar com o meu pai, mas a minha filhota teve e foi perfeito.Isso me fez lembrar as diversas cartas de dia dos pais que mandei para "o seu Dudu", meu pai e que eu acreditava, e continuo acreditando, faziam-no sorrir e chorar ao mesmo tempo. Esse ano não escrevi, mas guardei uma delas e quero mostrar para vocês e, quem sabe, ele receba como a mensagem desse ano que ficou esquecida:

" Olhar pequeno, pensamento longe...Coração cheio de lembranças, vida repleta de sonhos.
  Não foi príncipe, não nasceu em berço de ouro...Foi apenas um guri magricela a procura de um lar.
  Aos 15 anos lhe apresentaram outros magricelas...Irmãos, talvez! Além da surpresa, a mágoa de não poder recuperar o tempo que perdeu.
  O LAR! Achava que tinha encontrado, precisava acreditar! Tudo parecia um conto de fadas... Encontrou uma companheira, tinha uma casa, viagens, amor...
  Entendia de carros, entendia de elétrica, entendia de tudo...Só não entendia porque ainda não era feliz!
  Era jovem, mas mais jovem ainda foi por quem se encantou. Parecia brincadeira de criança e por uma boneca se apaixonou. Foi difícil, a família dela foi contra... O lobo mau atrás da chapeuzinho!
  O amor enchia-o de coragem...Coragem de novamente procurar um lar. Com poucas roupas, mas com muitas histórias na bagagem desistiu de vez do conto de fadas e decidiu "brincar de boneca". Com a boneca casou-se e finalmente o lar foi construído.
  Esse lar precisava de esperança e assim nasceu seu primeiro filho. Difícil, muito difícil manter aquele lar! Dar áquela família algo que nunca teve parecia difícil... Mas não era! Quando tudo queria se perder, lá estava sua coragem para colocar tudo no lugar. Não havia tempestade e nem dor que não pudesse acalmar. A chuva foi diminuindo e o sol voltou a brilhar.
 A CASA! Finalmente a casa! Eles conseguiram, conseguiram muito mais que a casa... O segundo filho!
 A escola, os brinquedos, os amigos, o alimento, as conversas, os sermões, as notas baixas, as crises, as namoradas...O adolecer dos filhos!
  As crianças crescem rápido...Os filhos deixam de ser criança rápido, mas não deixam de ser filhos... O amadurecimento para eles veio rápido, mas o colinho do papai ainda era fundamental.
  Os pais para os filhos não envelhecem, tornam-se HERÓIS. Heróis não fazem o mal, não adoecem, estão sempre lá! O nosso herói adoeceu...Que susto! A casa, o sonho, a família...Não podia acabar assim. Sem os netos, sem a recompensa de ver seus filhos casados, honestos, felizes! Que susto!
  Mais uma vez a coragem , a sorte, o sonho falou mais alto e o herói RENASCEU! Que alegria, que sufoco, que aprendizado!
  Uma casa nova, novos horizontes, novas perspectivas... Os filhos longe, os filhos perto...Que confusão!Muda pra lá, muda pra cá...Somente ele e a boneca no seu lar encantado!
  O nascimento do primeiro NETO, que felicidade! O voltar a ser pai novamente... Os sustos, as alegrias, as responsabilidades... A sensação de poder mais uma vez segurar o filho no colo, dar-lhe o amor!
  O coração partido... Filhos longe novamente... Felizes! Sim, felizes! Missão cumprida, filhos criados, encaminhados tocando a vida da maneira como ele sempre desejou: Independentes!
  E agora?
  A pescaria, é claro...
  As férias que sempre foram adiadas, o descanso que parecia tolice... Hoje? Presente dos deuses!
  A solidão, é claro, como para quarquer um que respire, ás vezes bate na porta, mas e aí?
  A pescaria, é claro...
  Da casa, dos sonhos? O mais importante?
  Ser PAI! Aprender que precisamos ser o espelho do mundo para os filhos e que um dia o mundo os levará e os pais... Continuarão aí, na base... No ponto de partida, no ponto de chegada...
  Ele, o guri magricela? Meu pai, seu Dudu. Dizem desse apelido por uma gagueira na infância. Não sei...Gosto de pensar em Dudu apenas melhor que Juvenal!!
  Um dia ele me pediu para eu escrever uma história da sua vida...Que vida! Não sei se seria capaz de escrevê-la... Sei que ele viveu muitas coisas que nem imagino. Aqui só contei um pouquinho da história de um PAI que é até hoje para mim esse cara de família que precisa estar unida, que precisa se amar...Que precisa de PAI...
  Ufa... Que história né pai! Você nasceu para ser PAI... Nasceu para ser o MEU PAI... Esse ex magricela de olhar pequeno, de pensamento longe... De choro fácil, de sorriso desconfiado, de fascinado pela televisão, de coração.... De coração do tamanho da nossa FELICIDADE... T AMO HORRORES"

Já faz algum tempo que escrevi essa mensagem, a Mari nem era nascida ainda. O meu pai ainda nos deu outro susto pouco tempo atrás... Mas renasceu novamente... Ele é forte!!! Então, meu herói... Parabéns por mais um ano de comemoração. Logo a gente vai dar aquele abraço... Te amo sempre....

Olha aí uma fotinho do seu Dudu!!!

2 comentários:

  1. Tô acompanhando!
    Bjs!
    Obs.: dá uma olhada no meu quando tiver um tempo: emersontri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Só podia ser minha filha,,obrigado por vc.fazer parte da minha vida...te amo horrores....

    ResponderExcluir