Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Probleminhas femininos

       Você, cara amiga, sofre de Síndrome disfórica pré-menstrual? O quê? Cuma? Parece palavrão né, e não deixa de ser mesmo... Só colocaram um nomezinho mais emblemático... Tô falando de TPM – Tensão Pré Menstrual, mas poderíamos rotular também de Tédio, Preguiça e Mau - humor. Acho que combinaria mais, você não acha? Acreditem se quiserem, mas segundo o ginecologista Sérgio dos Passos Ramos, responsável pelo site gineco.com.br aproximadamente 75% das mulheres sofrem com TPM, mas, pelo menos só 8% tem problemas intensos. E, vamos combinar... COITADAS!!! Eu me enquadro no primeiro percentual e já sofro horrores, imagina você que mal consegue sair de casa!
       Uma jornalista, chamada Sônia Hirsch que escreve a fim de promover a saúde, tem um Blog bem interessante chamado DEIXA SAIR. E lá, entre vários assuntos ligados á saúde ela promove também os seus livros e destaco um em particular que tem em um de seus tópicos esse pequeno probleminha feminino, a TPM. O livro se chama SÓ PARA MULHERES e a parte sobre TPM está disponível também online. Eu adorei a forma como ela descreveu a síndrome e, alguns podem achar exagerado, mas resume perfeitamente o problema. A autora pergunta:

Que tipo de TPM você pratica:

BRUXA – Alterações de humor, irritabilidade, agressividade,...

MONSTRA – Aumento de peso, inchaço,...

NEURÓTICA – Depressão, choro, confusão mental,...

COMILONA – Ansiedade, apetite aguçado,...

PLURIAPTA – Todas as alternativas anteriores + gases, acne, enjôo, vômito,...

       Arrrrgh... Que horror!!! Mas é isso mesmo... Se você se encaixou na última opção... É sério... O assunto é sério. Levanta agora da cadeira e vai primeiramente procurar o seu ginecologista, depois disso aprenda a conviver e amenizar o seu problema. Não, não é fácil, mas tenha uma alimentação equilibrada regada a muito verde e alimentos ricos em cálcio, sem gorduras e sem muito sal. Preocupe-se em realizar atividades ao ar livre, como uma caminhada, um passeio e o mais difícil, focar-se no pensamento positivo: Vai passar... Quando o primeiro pingo de menstruação chegar tudo é amenizado.
       Pois é, essas influências hormonais que antecedem a menstruação atacam o sistema nervoso central e causam esse estrago todo, nos modificam e nos transformam. Modificam a vida de quem está ao nosso lado, a nossa rotina, deixa tudo de cabeça para baixo. O meu conselho, e eu o uso para mim mesma, porque também sofro dessa praga, é conhecer bem os seus sintomas e encará-los de frente. Aqui em casa eu já aviso pro maridão que estou “mordendo”... Procuro ficar mais quieta, na minha, ele também me dá mais espaço, não deixo de ir para a academia e evito o chocolate. Ele só mascara a ansiedade. Tá bem, eu confesso, como só um pedaçinho, também não to morrendo né! No mais, quando tô sozinha em casa, coloco as minhas músicas preferidas para tocar bem alto e canto bem desafinada... Coitados dos vizinhos!!!!
       Se você é uma daquelas que sofre além do normal, tem remédios para isso... Não tenha vergonha de assumir a sua crise mensal e correr atrás de soluções... Temporárias... Mas bem vindas! Infelizmente não tem fórmula mágica para isso, se você encarar a TPM como um problemão na sua vida, ela realmente se tornará um impecílio para tudo. Se passar a acreditar que tem apenas um "probleminha", quem sabe você não dá uma rasteira nela e siga em frente. No resto é deixar passar e esperar pelo próximo mês... Fazer o quê! Ser mulher tem suas imperfeições...

Nenhum comentário:

Postar um comentário