Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Rotinas

Acabei de chegar de viagem e adoraria que tudo dentro de casa fosse descartável. Gostaria que a roupa não sujasse; que não precisasse desmanchar a mala e que toda a roupa dentro dela saísse voando para o armário e chegasse lá dobradinha no lugar certo.

Ah, como eu gostaria que não existisse pó ou que a vassoura trabalhasse sozinha. Que os armários da cozinha e a geladeira se enchessem de comida num piscar de olhos e como mágica uma refeição bem gostosa estivesse me esperando assim que colocasse a chave na porta... Ah, como seria perfeito! Porém, nem preciso dizer que não aconteceu nenhum milagre e precisarei fazer todas essas coisas.

A verdade é que muitos de nós gostariam de sair da rotina, de deixar todas as obrigações para trás por alguns dias e respirar sem compromissos com o trabalho, com a casa, com os filhos. Seria ótimo sempre poder dar um tempo das coisas repetitivas da nossa vida. Aquelas que fazemos com uma pontinha de obrigação e desgosto.

Há muitas formas de não se fazer o que não gosta, mas infelizmente alguma hora do dia, da semana ou do mês somos surpreendidos por tarefas chatas e indesejáveis. Você pode-me dizer que tem uma empregada que faz tudo na sua casa... Lava, passa e cozinha... Mas ela não poderá fazer aquele relatório de despesas que você detesta para entregar ao seu chefe. Ou então você tem uma secretária no seu escritório que atende todos os seus telefonemas e marca seus compromissos, mas não poderá passar para ela o futebol de final de ano com os clientes mais importantes que atrasa sua chegada para a ceia de Natal em casa.

Rotinas são naturais e fazem parte do nosso cotidiano. O problema é quando o seu dia todo se resume em tarefas desgostosas. Quando em nenhum momento no seu trabalho ou na sua vida pessoal você sente-se confortável, seguro e feliz realizando suas rotinas.

Realmente eu não gosto das tarefas domésticas... Mas procuro fazer com prazer, pois estou fazendo para a minha família e para o meu próprio bem estar. Não dá para viver só de desgostos e cara amarrada. Da mesma forma que a vida não é somente prazeres e sorrisos intermináveis. Encontrar o equilíbrio dessas ações é fundamental. É deixar que o diário perca o peso nas suas costas e comece a aparecer mais leve.

Enquanto você pensa aí como vai amenizar suas obrigações... Eu vou deixar o desmanche da mala para amanhã e o supermercado talvez também... Com certeza nada disso vai sumir das minhas tarefas se eu resolver descansar um pouquinho antes...

Bjus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário