Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

LIBERDADE

“Joaquim José da Silva Xavier...Morreu a vinte e um de abril...Pela independência do Brasil... Foi traído e não traiu jamais... A Inconfidência de Minas Gerais... Foi traído e não traiu jamais... A Inconfidência de Minas Gerais
Joaquim José da Silva Xavier... Era o nome de Tiradentes... Foi sacrificado pela nossa liberdade... Este grande herói... Para sempre há e ser lembrado.”

Hoje é feriado no Brasil... Uma homenagem ao líder da Inconfidência Mineira que morreu enforcado lutando pela independência do nosso país. Assim como a música de Chico Buarque que iniciei o post... Tiradentes queria independência... Ele queria liberdade!

E não há nada mais desconfortável que sentir-se preso... Preso em roupas, em trabalhos, em pensamentos, em lutas que não enxergamos o fim, em promessas que não cumprimos. O melhor é sentir-se livre para fazer o que bem quiser, falar o que pensar e sentir o que o coração mandar...

Precisamos de independência para nos sentir livres... Mas, mesmo assim, mesmo independentes precisamos lutar pela liberdade. Precisamos viver em harmonia com nossas crenças e nossas ações. Todo o caos do mundo... Todas as guerras, violências e impunidades nos tiram um pouco essa liberdade. Tiram um pouco da nossa espontaneidade e nos fecham num mundo solitário.

Tiradentes é considerado um herói, porque lutou por uma causa maior que ele mesmo. Lutou por um país, por uma vida futura com mais autonomia... Hoje também precisamos ser os heróis... Mas heróis de batalhas diárias, de olhar ao próximo, de olhar a si mesmo... De entender-se e gostar-se.

Nascemos para ser livres... Aprendemos a conter-nos e agir de forma adequada ao momento... Não podemos ficar empacados... Inertes e dependentes dos próprios medos... A liberdade... A nossa liberdade estará sempre ligada a nossa essência... A nossa louca forma de enxergar a vida!

Bjus... Ótimo feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário