Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

As luzes da cidade

O que mais me encanta nessa época do ano é a luz que ela proporciona. São muitas... A luz do sol que brilha até mais tarde com o horário adiantado, do calor que faz as pessoas saírem das suas tocas e sentirem o cheiro da cidade e a luz dos enfeites natalinos que adornam casas, prédios, lojas, árvores...

A noite chega e você acende as luzes do seu pinheiro de Natal... Você olha pela janela e enxerga a janela de um vizinho com sua árvore também a piscar. Deslumbramos-nos com a cidade pintada com luzes de diversas cores, de vários tipos... Suavizam a realidade tão apertada e tão difícil dos dias. Elas provocam esperança aos nossos olhos. É através de um pisca-pisca que descobrimos que um pouco de criança ainda existe em nós.

Os faróis dos carros que sempre parecem tão fortes perdem o seu poder para uma estrela iluminada na ponta de uma torre de caixa d água. Uma cascata de lâmpadas cai sobre a lateral de um prédio... Fogos de artifícios anunciam a chegada do bom velinho em algum lugar de tantos da cidade.

Não há limite para tantas luzes. O comércio veste-se de verde e vermelho, os postes ganham enfeites de sinos, as portas das casas belas guirlandas. Tem árvores de Natal enormes que cantam, caminhões cobertos de lâmpadas e presépios gigantes. Em qualquer lugar que você entra ouve as músicas natalinas embalando a correria das compras de final de ano. Nas paredes das escolas desenhos do Papai Noel com barba de algodão, estrela cadente de papel picado e a velha bota preta pintada de tinta um pouco borrada. São todas as luzes do Natal!

Mais do que as luzes ligadas na tomada e de todos os símbolos representativos, no mês de dezembro descobrimos as luzes que trazemos dentro de nós mesmos. Diante de tanta luminosidade também nos fechamos um pouco, reavaliamos nosso caminho... Fazemos planos para o futuro... Sentimo-nos mais carentes, mais sozinhos... Queremos a família, a ceia pronta na mesa, os presentes espalhados embaixo da árvore. Quando as luzes da cidade começam a piscar já sabemos que está na hora de respirar fundo e começar tudo de novo... Que bom que podemos!

# Este texto foi publicado ontem na minha coluna COTIDIANO no portal http://www.dentrodobairro.com.br/.

Bjus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário