Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Livro em Branco

Há uma pessoa nesse mundo que consegue inúmeras vezes me desconcertar... Além do embaraço, me deixa sem saída, e ao mesmo tempo me proporciona muitas risadas. É claro que estou falando da Mari... A senhora perguntinha! Eu sei que é normal as crianças questionarem, mas a minha filha não dá trégua. Ela pergunta tudo, desde coisas fáceis de explicar, até outras que não sei por onde começar.

A última foi ontem. Ela queria saber o que era "sequestro". Desde que descobriu que existem bandidos, ficou um pouco complicado esclarecer sem criar neuroses. Aos poucos infelizmente ela passa a enxergar que a realidade não é igual aos filmes que vê, nem igual as brincadeiras que faz na escola. Por isso é tão difícil explicar. Porque eu preciso dizer a verdade, mas não posso ainda acabar com as fantasias.

E se pararmos pra pensar, até depois de adultos ainda temos perguntas a fazer. Coisas que nos explicaram quando pequenos, mas que só a vivência nos faz compreender. É igual quando nossos pais nos diziam depois de uma bronca: - Quando você tiver filhos vai entender porque eu estou fazendo isso. É verdade! Quando nos tornamos pais passamos a entender melhos os castigos e as conversas sem fim.

Porém, é fato que ainda crianças precisamos ser esclarecidos de muitos aspectos. É preciso discernir o certo do errado. Outros aspectos podem esperar; podem ser prorrogados e gradativamente serem postos em pauta. Porque na infância nossa sede por novidades é infinita, um livro em branco procurando escritos. A ausência do medo e das preocupações transformam as crianças em seres quase inanimados. É incrível pensar que passamos de seres ingênuos para adultos tão complicados.

Mesmo nos tornando seres maduros e responsáveis, é da nossa natureza humana sempre procurar complicações. A diferença é que quando crianças temos sempre alguém para recorrer depois de uma estripulia... Na vida adulta precisamos nos virar sozinhos, mas isso não quer dizer que de vez em quando não podemos pedir um colinho.

A verdade depois de tudo isso é que, além da criança aqui em casa que faz diversas perguntas e quer descobrir o mundo, também há adultos que buscam constantemente respostas. É a nossa busca incansável pelo equilíbrio; em colocar no nosso livro da infância rabiscos de tudo que aprendemos ao longo dos anos. Ele sempre terá páginas em branco... Todos os dias temos algo a compartilhar. Nosso aprendizado não termina jamais!

Bjus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário