Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Formatura - Parte II

No meio desse ano o Marcelo foi convidado a vir trabalhar numa loja aqui em Curitiba. A proposta era muito tentadora, mas a assombração "faculdade" era um grande empecílio para a decisão de mudar novamente, pois até o final do ano ele estaria formado se permanecesse em Joinville.

Quebramos muita cabeça até tomar uma decisão. A faculdade nos deu um enorme apoio para que pudéssemos vir para Curitiba. O Marcelo precisou ir algumas vezes para Joinville fazer mais trabalhos e provas extras e como seu trabalho de conclusão já estava pronto e apresentado, no final das contas conseguiu antecipar a formatura para antes do final do ano letivo de 2011.

Foi então que começou a correria para encaixá-lo na cerimônia que já estava toda planejada para outubro para os formandos que terminaram a faculdade no primeiro semestre. Tudo bem que estar formado era o mais importante, mas depois de toda a batalha era essencial ele estar presente nesse momento tão especial.

Sem nem saber o nome direiro dos seus colegas eu precisei me virar para mandar-lhes tudo que faltava para completar a cerimônia: Fotos, música e pagamentos. Através do computador nos comunicávamos e corríamos contra o tempo. Faltando aproximadamente um mês para a formatura tudo já estava providenciado, apenas um pequeno detalhe atravancando o nosso caminho: A formatura seria em Joinville... ás 10h da manhã.

Nessa última sexta feira então, a família do Marcelo chegou em Curitiba. Viajaram o dia todo de Porto Alegre para cá para prestigiarem o filho, o irmão, o tio e o cunhado, porque no outro dia, ás 7h30 da manhã precisariam estar na estrada novamente para ir até Joinville. Eu e o Marcelo precisamos chegar antes lá. Ás 5h30 da manhã já estávamos a caminho do local da formatura.

Agora imagine você, mulher principalmente: Como se acorda linda e maravilhosa ás 5h da manhã? Pois foi esse horário exato que precisei subir no salto e estar pronta para ver o maridão receber o canudo.

Um pouco depois das 10 h da manhã de um sábado cinza e chuvoso em Joinville, é claro, podemos acompanhar uma cerimônia de colação de grau deslumbrante. Desde a hora da entrada dos formando até o final da cerimônia com os chapéus voando no palco, tudo correu lindamente. Podemos rir e chorar; suspirar aliviados por vê-lo emocionado receber o seu diploma ao som do seu preferido U2 na música "Beautiful day".

Estávamos tão maravilhados que nem lembrávamos que ainda precisaríamos voltar para Curitiba para começar a nossa festança particular. É claro que o Marcelo não abriu mão do churrasco; só precisava chegar em casa para começar a colocar fogo na churrasqueira.

Um pouco depois do meio dia entramos todos nos carros e pegamos a estrada de volta. Felizes e famintos queríamos chegar logo em casa. Faltando uns 40km para chegarmos o trânsito na rodovia 101 parou. Nos olhávamos meio descrentes... Mudos... Apenas ouvindo o som das barrigas roncando. Decidimos então parar num restaurante de um posto de gasolina para enganarmos o estômago.

Descemos então, as margens da 101 vestidos como se estivéssemos indo para um baile. Entramos no lugar e parecíamos extraterrestres. Devoramos todo o estoque de pastel, coxinha e pão de queijo do local e seguimos o nosso rumo. O churrasco era a nossa meta agora. Depois do canudo, só a carne e a cervejinha gelada.

Precisei ainda da estrada ligar duas vezes para a confeitaria que entragria o bolo na minha casa ás 16h para desmarcar o combinado. Não tinha certeza se estaríamos em casa nesse horário. E foi ás 16h05 minutos que adentramos o recinto. Nos espalhamos para desmanchar a produção, enquanto meu sogro se trancava em um dos quartos. Joga a chave pela janela, corre para buscar a chave de fenda porque a chave não vira. Tira a porta do lugar, salva o sogrão, devolve a porta para o lugar, coloca o fogo da churrasqueira.

Ufa... Entramos no carro novamente para buscar o bolo e engambelamos a fome com amendoins super coloridos. Petiscos de linguiça, salada de maionese especial, carne pronta e servida. Chuva caindo para encerrar o dia. Ás 19h estávamos todos em volta da mesa confraternizando enfim a formatura.

A família voltou para Porto Alegre domingo de manhã. Nós, eu e o Marcelo, encerramos mais um ciclo. O dia foi corrido e cansativo, mas aproveitamos cada segundo dele satisfeitos pelo sonho alcançado. O caminho até aqui foi longo e desgastante, mas, tenho certeza que passaríamos por tudo novamente. Tudo que acontece na nossa vida tem um significado e uma razão de ser... Hoje o mais importante é saber que ele conclui a transição de formando para formado.

Para o Marcelo ouvir todo aquele discurso de recém formado é meio estranho. De todas as dificuldades que acontecem no início da carreira e de uma nova profissão. Para o Marcelo não há mais o medo do começo e as expecatativas da descoberta. Durante os 9 anos de faculdade viveu na prática no seu trabalho tudo que estudou... Pois é certo que a faculdade não ensina tudo, a experiência acrescenta mais, porém, hoje com o canudo na mão parece que tudo faz mais sentido. Estar formado não é o fim, mas o recomeço de uma jornada que ainda vai nos proporcionar muitas alegrias.



Bjus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário