Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cheiro dos Pampas

Antes do final da semana to indo para Porto Alegre para o aniversário da minha mãe e de umas merecidas férias com a família. Eu, Marcelo e Mariana na estrada rumo aos pampas. É lá que reabastecemos a bateria e recuperamos o fôlego.  É lá que eu reencontro o equilíbrio e vivo dias intensos com todos que amo.

Porém, os dias que antecedem tal viagem são torturantes. Eles se arrastam e me deixam numa ansiedade infernal. Porque mais que férias, é a minha vontade explícita de deixar de ser visita e voltar a ser parte de tudo que eu deixei para trás. De uma decisão que se consolida a cada dia, a cada adeus que preciso dar quando volto para casa.

Eu conheço muitas pessoas que moram longe da sua cidade natal e vivem tranquilamente com isso. Criam vínculos duradouros e concretos. E por mais que essa também seja a minha realidade, to começando a perder as minhas forças. A minha surpreendente coragem de viver longe de tudo.

Eu quero sentir saudade e supri-la rapidamente; eu quero participar das reuniões simples de aniversários, reencontros, datas especiais; eu quero que a minha filha não enxergue uma vó no shopping e resmungue saudades da dela; eu quero passar pelas ruas que eu nasci; viver a cultura que eu aprendi... Me sentir parte!

Eu quero acordar numa manhã de domingo com céu azul e sol tinindo... Olhar pela janela e enxergar a praça... Preparar um chimarrão, almoçar com a família, compartilhar uma conversa com os amigos. Quero participar da vida de cada um, me sentir presença. Não quero mais o abraço da saudade e do muito tempo sem ver. Não quero mais as mudanças...

Tá ficando complicado esconder a minha saudade; a minha enlouquecida vontade de voltar. Não posso reclamar da vida e nem de tudo que ela até hoje me deu... Mas posso querer mais; posso desejar que a minha atual satisfação se transforme em felicidade plena.

Já fui cigana por tempo oportuno. Já desbravei cidades especiais, já vivi muitas histórias. Já pude comparar lugares; escolher casas, bairros e afins. Já aprendi a me virar sozinha, a me perder e me encontrar. Já cresi e amadureci... Já vivi a experiência ao máximo. Já me desgarrei do berço, já sofri, já chorei de solidão... Já sorri pela coragem de ter vindo até aqui.

Quero agora somente o sossego. Quero mais que poder cuidar dos meus, ser cuidada também. Ouvir o meu sotaque, falar o meu idioma. Quero a vida sem explicações, sem idas e vindas. Quero o fixo, quero o meu lugar!

Durante dez dias de férias sei que vou suspirar mais que respirar. Vou viver o dia mais que vinte e quatro horas, vou me jogar... Vou trazer comigo o cheiro das árvores, o barulho dos aviões, a fumaça do churrasco. Vou voltar recarregada  e pronta para ir mais além. Para continuar sobrevivendo á distância e buscar a solução. Vou voltar e continuar sonhando com o dia que irei sem volta... Que irei para ficar!

Bjus!!!



2 comentários:

  1. Vai voltar simmmm, temos certeza disso!!!
    Mesmo não colocando no teu post o outro compromisso que tens no sábado (antes de irmos p/ o aniver da tia Bia), hehehe......
    Estaremos te esperando lá!!!
    Bjão prima

    ResponderExcluir
  2. Filha!!Estamos sonhando com a tua volta..com muita saudade no coração,pois te amamos de mais
    Teu Irmão já voltou agora só falta você,sei que em breve isso vai acontecer.
    Vai ser muito legal poder ver a nossa família compartilhando a vida juntos,é tudo de bom
    Bjs..te amamos horrores!!

    ResponderExcluir