Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

SELVA

É impossível lembrar-se da cena de um veículo em alta velocidade passar literalmente por cima de ciclistas na rua e não se abater. Esse episódio que abalou o país no domingo á noite é um trágico perfil de uma sociedade desigual que vai se formando em meio aos civilizados.

Parece que entre todos os cidadãos de bem, de bom censo e de caráter, seres mutantes vão se transformando em destruidores de esperança e de vida. Estamos dividindo espaço com a loucura que toma conta de algumas cabeças; da frieza de quem não controla o corpo e a mente.

A solta está aí convivendo conosco homens de boa aparência, funcionários públicos e de todas as profissões imagináveis que nunca pensamos serem perigosos. Ficamos frágeis diante tanto desespero por bens materiais, carências e falta de valores. A cidade transforma-se em selva... Nós somos as presas... Não há gaiolas, não há segurança.

É claro que não podemos generalizar e achar que tudo ficou perdido com tantas atrocidades. Com essa fúria desesperada de homens que agem em desatino... Cruéis... Maldosos. Não podemos achar que todos são maus... Ainda acredito no poder das pessoas de se transformarem com as dificuldades.

Não sei explicar o que passa na cabeça de alguém capaz de tanta barbaridade. Não sei se podemos apenas apelar para a loucura e pela falta de discernimentos. Não há respostas definitivas para a violência... Já sabemos que diversos fatores podem modificar a índole de um cidadão. Precisamos, de repente, desacelerar os nossos dias... Olhar mais nos olhos das pessoas; construir vínculos e disseminar bons valores.

Todos nós, assim que nascemos precisamos do afeto da família, de educação adequada, de estrutura para crescer e seguir em frente. Precisamos de pais que nos dêem limites... Precisamos de carinho, de apoio, de diálogo. Precisamos crescer sabendo que temos base e origem. Ainda podemos ser uma sociedade igual... Ainda podemos viver sem medos e pavores. Precisamos encontrar a nossa própria paz para podermos dividir a vida com todos os outros que nos cercam.

# Este texto foi publicado dia 04 de março na minha coluna COTIDIANO no portal http://www.dentrodobairro.com.br/.

BJus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário