Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Futuro é Hoje!

Hoje eu gostaria de falar sobre o Brasil. Depois de estarmos tão em evidência com a visita do presidente dos EUA Barack Obama vou me apossar de um trecho do seu discurso feito domingo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro:

“O Brasil foi durante muito tempo um país cheio de potencial, mas atrasado pela política, tanto aqui quanto no exterior. Durante muito tempo o Brasil foi o “país do futuro” e disseram para que ele esperasse pelos dias melhores que viriam em breve. - Meus amigos, este dia finalmente chegou. Este não é mais o “país do futuro”, as pessoas do Brasil devem saber que o futuro já chegou e está aqui agora. É hora de tomar posse dele.”

Ainda me recordo quando era pequena da figura de Tancredo Neves num palanque em Brasília. Da cara emburrada do Sarney e da difícil época na qual convivíamos com uma terrível inflação. Lembro-me de ir ao supermercado e encher muitos carrinhos estocando comida porque sabíamos que no próximo mês seríamos surpreendidos com preços ainda mais altos.

Lembro como se fosse hoje da televisão noticiando a passeata dos “caras pintadas”... De um povo todo contra um único Collor. Foi lindo! Porém, antes disso foi horrível ver a minha família e tantas outras perder seu dinheiro da poupança por causa de uma tal ministra Zélia Cardoso. Foram anos difíceis... E isso que nem vivi na ditadura, na repressão e total falta de liberdade que um dia nosso país já viveu. Ainda lembro-me do Itamar, do Fernando Henrique e de uma moeda transformada em Real.

Domingo ao olhar para a figura de Obama tão carismática e segura, não pude deixar de pensar em tudo que o Brasil já se transformou. Desde pequena ouço falar no futuro, em sermos uma potência e acho que Obama tem razão quando diz que esse futuro já chegou.

Ainda convivemos com muitos problemas sociais... Com gente passando fome... Com crianças sem escola... Com impunidades e corrupção. Mas ao pensar também em países como a Líbia que hoje está em total conflito em busca de democracia, alivia-me o fato de já termos superado essa batalha. Ainda precisamos ser conscientes; ainda precisamos estar em cima de nossos representantes e lutar por um país mais justo e igual.

Porém, tá na hora de colocar em prática todas as lições aprendidas com a democracia... Todo o potencial e desenvolvimento que adquirimos e não deixarmos para o futuro. O futuro é agora. Hoje podemos ser exemplo... Tomara que a presença da primeira mulher no poder aqui no Brasil faça a diferença. Tomara que a sensibilidade feminina a impulsione a realizar o melhor e o certo para o país. Tomara!

# Este texto foi publicado dia 23/03/2011 no portal http://www.dentrodobairro.com.br/

Bjus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário