Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Semeando o bem...

Já faz algum tempo que uma palavrinha, na verdade um palavrão, não pelo sentido depreciativo, mas pelo seu grande significado, vem me acompanhando. Seja num livro ou numa revista que esteja lendo, no perfil de alguém em alguma rede social ou numa propaganda de televisão. Ela invade os meus pensamentos...
                          
                                                                    GENTILEZA

A gentileza pode virar um hábito na sua vida... Um hábito de tempo ao próximo. Porque o nosso tempo é curto, nossa vida é corrida, mas precisamos encontrar tempo para desejar nem que seja um “bom dia”! Ser gentil é ser educado... É ser simples nas atitudes, mas grandioso na alma.

Fui descobrir a pouquíssimo tempo sobre José Datrino, o “Profeta Gentileza”. Ele deixou sua vida para trás para andar pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro entregando flores e disseminando palavras do bem para quem estivesse disposto a ouvir. A sua grande obra foi uma pintura nas pilastras de um viaduto carioca com frases de amor, respeito... Gentileza... Depois que ele morreu em 1996 a sua obra foi danificada por pichações e, mais tarde recebeu uma camada de tinta cinza. Em 1999 foi feita uma campanha (Rio com Gentileza) para restaurar seus escritos.

Muitos blogs já comentaram sobre ele, mas eu ainda não tinha visto sua imagem. A cantora Marisa Monte tem uma música que relata essa história e termina a mesma usando as palavras do “profeta”: “O amor é a palavra que liberta”.



Talvez atitudes tão despretensiosas como essa... De escrever nas paredes tudo aquilo que queremos para nós mesmos e para o mundo nos faça pensar que nos falte toda essa despretensão... De desejar amor... De merecer respeito...

Eu tenho quase certeza que se olharmos o outro com olhos de boa vontade vamos impulsionar um caminho de mais educação e de mais afeto. A minha gentileza gera a sua... E assim construímos um ciclo...

Esse vídeo, o clipe da música Gentileza da Marisa Monte, já foi bastante divulgado na internet, mas não custa nada incentivar a gentileza, não é!

Bjus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário