Outro dia estávamos numa roda de família conversando sobre largar vícios e levar uma vida mais saudável. A conversa enveredou para a morte e no que ela acarretaria aos outros. Geralmente os fumantes dizem que param de fumar quando bem entenderem e que estão fazendo mal a si próprios. Estão ali quietos no seu canto prejudicando a própria saúde. Será?
A nossa conversa partiu desse mesmo exemplo. Claro que o fumante está fazendo mal a si mesmo, a seu pulmão e a outros diversos males que pode causar ao seu organismo, e vale lembrar que há várias pesquisas de que as pessoas que convivem diretamente com fumantes acabam “fumando Junto”. Mas não era esse ponto que gostaria de tocar.
É o ponto de, se morrer, estará somente fazendo mal a si mesmo. Mentira! E todos que ficam e querem a sua presença, o seu sorriso, a convivência dos dias? Achar que se maltrata sozinho é muita ingenuidade, ousaria mais até... É o egoísmo de querer morrer. Muitas doenças estão fora do nosso controle, do nosso poder de querer viver... Mas muitas outras estão diretamente ligadas aos vícios que mantemos.
Não estou aqui querendo novamente levantar bandeira contra o tabagismo, por exemplo, mas antes de prejudicarmos a nós mesmos, precisamos analisar se não estamos de alguma forma, interferindo na vida de alguém. Tudo bem, eu sou a primeira que diz que devemos nos olhar primeiro, nos cuidar, nos amar... Mas não vivemos sozinhos... Em nossa volta há muitas pessoas que prezam por nossa vida também. Quando temos o controle da nossa saúde nas mãos, não vamos dar sorte pro azar e antecipar o fim da nossa jornada.
Não podemos ser egoístas e não pensar em toda falta que faríamos na vida de alguém. Sempre, por mais difícil que seja sobreviver aos percalços do dia-a-dia... Ainda vale a pena estar vivo e celebrar todos os dias essa conquista. Pode parecer que não interferimos no curso da vida em estarmos aqui... Mas interferimos no curso de quem nos ama e nos quer vivos. Você pode até achar que também é um egoísmo querer a pessoa viva, porque ela lhe trás conforto, mas vamos combinar que é muito melhor apoiar o egoísmo de viver!
Bjus!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário