Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Olha que coisa mais linda mais cheia de graça...

No verão de 2010 eu fui passar as férias no Rio de Janeiro, mais especificamente na cidade de Búzios. Nem preciso dizer que foi espetacular. As praias são maravilhosas e me encantei com os cariocas. Todos muito receptivos, atenciosos e de uma simpatia gigantesca.

Porém, minha maior vontade era conhecer a cidade do Rio, mas o meu marido, bem receoso com a segurança, não queria em hipótese alguma passar pelo local. Enquanto atravessávamos a ponte Rio-Niterói avistei distante o Cristo Redentor de costas. Ao mesmo tempo que senti meus pêlos arrepiarem, olhei para o Marcelo e fiz aquela carinha de criança pedindo um presente: - Puxa, já estamos aqui, não custa nada na volta parármos só um pouquinho... Com a ajuda de um casal de amigos que estavam conosco em Búzios convencemos o maridão, mas só duraria um dia para não atrasar a programação das férias... Eu era quase uma cinderela apavorada esperando as badaladas do relógio anunciando o final do sonho.

Chegamos na capital carioca antes do meio dia e de máquina fotográfica em punho fui tirando fotos de tudo que eu via. Sambódromo, Copacabana Palace, Lagoa... Tudo que um legítimo turista tem direito. Passeamos no calçadão de Copacabana, pelas ruas arborizadas do leblon; molhei os pés na praia de Ipanema e lá mesmo tomei a água de côco mais saborosa da minha vida... Água com sabor de Rio 40 graus.

Impossível não sentir o calor que ferve naquela cidade. Em meio uma paisagem maravilhosa o suor do corpo anuncia um verão que realmente bomba. Á noite nos hospedamos num hotel bem antigo num bairro que faz divisa com Copacabana. O piso quadriculado de preto e branco do banheiro me encantaram, bem como a pia que ficava dentro do box.

Depois de me refrescar num banho maravilhoso dividimos um chopp especial no bar Devassa em Ipanema. Um final perfeito para um dia que foi breve, mas que encheu meus olhos de brilho e o meu coração de entusiasmo. Na volta para o hotel passamos de carro pelo calçadão e ainda pude sentir mais de perto o cheiro do mar e, mesmo de longe, levar comigo as vibrações do Cristo iluminado.

Foi muito pouco. Foi pouquíssimo tempo na cidade maravilhosa. Ainda posso dizer que não conheço nada da cidade. Ainda mereço mais dias naquela terra encantada. Búzios com certeza ficou marcada... Foram férias inesquecíveis... Mas o Rio... Ah o Rio... Eu ainda preciso desbravar mais... Ver um carnaval e banhar-me em todas as águas. Preciso ainda ser apresentada ao Cristo Redentor; andar de bondinho e tomar uma cerveja nos bares da lapa. Um dia eu volto de férias, mas não como cinderela... Não com as horas contadas... Nem como princesa talvez... Eu quero voltar ao Rio como as mulatas fervorosas; como as baianas rodopiantes ou como as funkeiras da favela. Eu quero voltar ao Rio vibrante... Aproveitando cada minuto dessa terra privilegiada.

Bjus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário