Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Poetizando

Eu curto muito poesia... Até me arrisco de vez em quando escrever alguma, mais por diversão do que por domínio da técnica. Porém, o que mais me encanta nesse gênero é que não somente as palavras a descrevem. Ela está em tudo ao nosso redor... A poesia está no ar!


Está no dia de ontem quando a Mari subiu no palco para apresentar-se com a escola. Estava nos seus gestos bem ensaiados, na música na ponta da língua. Estava na sua dança de boneca, no seu sorriso contagiante de felicidade. A poesia estava nas minhas lágrimas de orgulho, nos olhos brilhando dos avôs revivendo momentos tão especiais.

A poesia estava ontem também com um vaga-lume perdido no meu quarto. O seu piscar iluminando a madrugada. Com os passarinhos que me acordam cantando; com o rabo curto abanando da minha cachorra quando me vê descendo as escadas.

A poesia está num ato de gentileza, numa conversa com um amigo; nas mãos dadas de um casal na rua. Num carinho entre pais e filhos, num professor que chora vendo seu aluno brilhar. No amor entre irmãos, num aceno de despedida, num dia ensolarado. Na chuva que cai homogênea, no vento que balança árvores e espanta vibrações negativas.

A poesia está no grito de gol do seu time preferido, na brincadeira de roda, na música cantarolada no chuveiro. Na descoberta do primeiro beijo, na notícia de sucesso. No primeiro passo de uma criança, na beleza de uma grávida.

A poesia está nas quatro estações do ano. Nas férias com a família, na rotina bem sucedida do seu trabalho. Num desfile de moda, num programa de televisão, na coluna de um jornal. Nas nossas tentativas de acerto, no reconhecimento de um erro, num perdão.

A poesia está num bolo de chocolate, na mesa farta do café da manhã. Na comemoração de um aniversário, na magia do circo, do parque, da praça, da brincadeira. Nas pequenas e grandes coisas; Nos momentos simples e nos de glória.

A poesia está dentro de nós... Nos nossos atos, pensamentos e emoções. Em cada palavra e atitude que temos com o outro e com nós mesmos. Em cada piscar, em cada sorriso e em cada choro. Está nas nossas entranhas, na nossa força e na nossa vulnerabilidade. Em tudo que nos motiva e nos enfraquece.

A poesia é o jogo de rimas da vida... Linhas eufóricas e nostálgicas de experiências... Versos que nos remetem ao nosso interior... Estrofes sólidas de ensinamentos... Desfecho perfeito para o nosso amadurecimento.

Um abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário