Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Doce!

A minha filha sempre inspira posts por aqui. Assim como todas as crianças é uma caixinha de surpresas, sem falar nas pérolas diárias que ela solta sem aviso prévio. Hoje ela cochichou no meu ouvido um verdadeiro poema. A grande magia de ser criança!

Ontem ao tirar um cílio caído no seu rosto a ensinei uma brincadeira que eu fazia quando criança: Colocava o cílio solto na ponta do "dedão" e a outra pessoa colocava o seu dedo em cima. Apertávamos e fazíamos pedidos. Ao soltar, o dedo que permanecesse o cílio seria a pessoa com seus desejos realizados.

Hoje pela manhã ela fez a brincadeira com a minha mãe e o cílio ficou grudado no seu pequeno dedinho. Toda feliz raspou no cabelo para não perdê-lo. Mais tarde sentada ao meu lado no sofá ela me pediu para contar os pedidos que fez na brincadeira com a vó. Eu disse que não precisava revelar, mas ela insistiu... Pedi então prévia autorização para revelá-los aqui no blog, para compartilhar com vocês esse momento tão doce... Igual deveria ser todos os nossos dias... Doces!!!

- Mãe, eu fiz três pedidos: Voar; pintar caprichado e que o mundo seja colorido!

Na hora sorri e me emocionei com a fofura das palavras que foram cochichadas no meu ouvido. Igual a história do quebra-cabeça que contei outro dia, mais uma vez a pureza da infância tomou conta dos meus escritos.

Perdemos tanto tempo lamentando ou remoendo problemas que esquecemos o quanto a vida pode ser simples. Sem as nossas neuroses e sem os nossos conflitos com causas pequenas. Vivemos num mundo repleto de motivos para levantar bandeiras... Causas sérias e preocupantes, mas se tivéssemos o olhar sincero e profundo de uma criança, muitos desses problemas jamais teriam tomado corpo.

É normal esquecermos de tudo isso e olharmos somente para dentro de nós mesmos. Esquecer de ver alegria numa lágrima; uma nova chance para um "não"; felicidade numa porta fechada. A facilidade de entregar o pensamento para a derrota é muito maior que programá-lo para a persistência.

Ser presenteada diariamente com a sensibilidade de uma criança é uma dávida. Ela me faz lembrar todos os dias o quanto é importante abrir a janela e, mesmo num dia chuvoso, enxergar o sol; mesmo em pequenas brincadeiras enxergar a imensidão de possibilidades.

Vamos então tentar levar a vida com doçura. Deixar o azedo das complicações num patamar com menos importância. Levar-nos menos a sério e gozar a vida. Praticar gentileza; levantar a cabeça ao cruzar com alguém na rua; falar com um sorriso; não envergonhar-se de dizer o quanto ama alguém. Distribuir beijos sinceros; acarinhar por afeição; estar disponível para ouvir; entregar-se aos sonhos. Quem sabe, polvilhando a vida de açúcar, construimos uma casca fina em nós, capaz de transformar-se com nossas mudanças e não nos deixar rígidos, mas maleáveis e tolerantes... Serenos e puros!

Bjus... Ótimo final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário