Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

É de Chocolate!

Coloquei esses dias numa rede social um trecho de uma música que a minha filha anda cantarolando pela casa. Na verdade, ela está ensaiando para uma apresentação da escola e ficou pasma quando descobriu que eu já a conhecia.

A música chama-se "É de chocolate" e foi cantada nos anos 80 pelo Trem da Alegria. Não há quem viveu nessa década que não tenha também cantarolado esses versos:

" Por de trás do arco-íris, além do horizonte... Há um mundo encantado feito pra você... Onde um sonho colorido mora atrás do monte... Quero te levar comigo quando amanhecer...

Vou te mostrar que é de chocolate... De chocolate o amor é feito... De chocolate, choco, choco, chocolate bate o meu coração..."

Poder acompanhar a alegria da minha filha diante essa data e toda a fantasia que ela carrega por um coelho de orelhas rosadas me deixa feliz e remete a minha infância. Acho que não preciso enaltecer que o significado da Páscoa, para os Cristãos, assim como eu, vai muito além da simbologia dos ovos de chocolate e do coelho; sabemos a verdadeira intenção desse feriado e de tudo que podemos refletir através dele, porém é sempre fascinante entregar-se á magia.

Assim como o Natal, a Páscoa também bate recordes de consumo. Não pesamos mais as gramas de chocolate oferecidos, mas os mini brinquedos que os ovos carregam. O doce feito de cacau cedeu lugar para as surpresas. Uma realidade bem distante daquela que eu vivi. Prezávamos mais a qualidade do produto e o antigo custo x benefício.

Na minha infância adorava acordar no domingo de Páscoa e patrulhar a casa em busca do meu ninho. Por muitas vezes em cestas, outras em caixas, mas sempre recheado com os mais variados doces. Lembro-me que além do chocolate, nossos ninhos continham pão-de-mel, torrone, bala de goma, cascas de ovos de galinha pintadas por nós e recheadas de amendoim e coelhos de chocolate maciços. Quem nunca brigou para comer as orelhas do coelho?

Passávamos a tarde mostrando nossas guloseimas para os amigos e arrumando e desarrumando a cesta. Na segunda-feira após o feriado era comum as lancheiras virem fartas de chocolates. Cada um exibindo seu presente de Páscoa!

Ainda não escolhi o meu ovo preferido. Somos bombardeados com muitas delícias. É ovo com recheio de trufa; com mousse; metade branco, metade preto; com avelã; puro ao leite; meio margo; ligth e diet. Uma vasta e variada floresta encantada de chocolate capaz de atordoar até o coelho da Páscoa.

A única coisa que nunca muda, que nos acompanha pelos anos é a forma como nos unimos nesses dias para compartilhar a Páscoa. Seja o seu jejum na sexta feira santa; seja o seu gesto de abdicar de uma carne vermelha. Seja no domingo, em volta de uma mesa farta reunir sua família para celebrar a vida.

Não importa se o coelho vai deixar pegadas maiores ou menores; se o ninho dos seus filhos será grande ou apenas simbólico. Se nem todas as pessoas que ama poderão juntar-se a sua celebração. O que importa mesmo é a sua renovação. A oportunidade de reavaliar suas atitudes; medir sua alegria, seu amor ao próximo e sua coragem diante ás mudanças. O que interessa mesmo é guardar ao longo do ano todo esse encantamento... Acreditar que a vida mesmo com os problemas de todos os dias pode ser doce.

Pra matar a saudade:




Feliz Páscoa!!!
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário