Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Gauches X Paulistanês

Esse final de semana recebi em casa a visita de outros amigos campineiros... Vizinhos do condomínio onde morávamos... Estou cansada de tanto passear por Joinville e principalmente de dar risada. Foram dias muito divertidos!


O que mais me diverti foi o fato deles já nos conhecerem a mais de três anos, ter convivido conosco e ainda acharem graça no sotaque gaúcho e nas gírias desconhecidas pelos paulistas. Tudo bem que eu sei que nós gaúchos temos um “dialeto” especial... Somos quase extraterrestres... Mas já fazia parte do convívio deles.

A minha amiga Lú... Agora batizada por mim de Mu-Mu, descobria novas palavras a cada abertura da minha boca. Na verdade, estava matando a saudade de um ano desde que mudamos para Joinville. Ela achou interessante o fato de chamarmos o doce de leite de Mu-Mu, a marca, assim como chamamos o esfregão de aço de Bombril... E vamos combinar que não existe doce de leite melhor que o Mu-Mu escorrendo num pão bem novinho, ou na “besnaguinha”, assim como chama a Mari, gaúcha de coração.

Aí para continuar brincando fui dizer que chamamos a geléia de “Shimia”... Pronto... Não se agüentaram, caíram na risada... É claro que depois expliquei que não éramos loucos... O nome vem do alemão que traduz a geléia ou o doce bem pastoso de “Schimier”. E como aqui no sul a descendência alemã é muito forte, nada mais natural que inserir algumas adaptações da língua na nossa própria. Não tá acreditando? Procure então, nas geléias pastosas da marca RITTER, por exemplo... No rótulo vai ter o sabor do doce e embaixo a frase: Doce cremoso tipo Schimier.

Fomos passar o dia na praia ontem e inventei de dizer que a Mari nas férias tinha sido queimada por uma “mãe D água”. Como? Disse a Lú... Mãe do quê?
 E já saiu rindo com sua risada alta e escandalosa, mas que contagia quem está por perto. Eu, já experiente em explicações concertei: Ela foi queimada por uma água viva... Ah... Agora sim...

E foram muitas outras palavras que rimos e explicamos... Precisaria ficar um dia inteiro contando aqui... Desde “corcovear”, “subico” e várias outras... Um dicionário inteiro de diversão... Mas valeu cada minuto... Cada momento!

Aos meus amigos que deixei no aeroporto hoje de madrugada... Um beijo já cheio de saudades... Esperem-nos agora por aí... Pra matar a saudade de Campinas... Prometo que quando chegar eu vou tentar controlar o gauches... Ou melhor... Vou ensiná-los mais desse sotaque, no mínimo muito engraçado!

Bjus... Ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário