Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

Debaixo D´agua


Hoje eu descobri uma música do Arnaldo Antunes, mas que na voz da Maria Bethânia tocou o meu coração. Ela chama-se “Debaixo D´agua” e surgiu a partir de um sonho do artista na qual estava embaixo d água tentando respirar. A sua leitura do sonho o transportou para dentro do ventre da sua mãe.

Talvez o fato da minha mãe, depois de cinquenta dias aqui em casa estar indo embora, deixou-me sensível á música. Ela me lembrou de toda a falta que a "Dona Bia" fará nos meus dias.  A sua companhia; apoio e colo; A parceira em passeios, risadas e projetos. A falta simplesmente de tê-la por perto.

Num dos trechos mais bonitos da Canção: “Debaixo d´agua... Protegido... Salvo... Fora de perigo... Aliviado... Sem perdão e sem pecado... Sem fome... Sem frio... Sem medo... Sem vontade de voltar...” avaliei novamente o quanto a figura materna, pelo menos na minha vida, faz tanta diferença. O quanto essa relação tão natural e perfeita desde o ventre cria e nutre uma ligação inexplicavelmente tão incondicional. Esse amor que ora sufoca, mas que na maioria das vezes salva!

A presença da minha mãe ao meu lado desde que a distância geográfica nos impossibilita de estarmos próximas mais vezes é sempre muito curtida e festejada. Acordar todos os dias sentindo o seu cheiro e seu abraço simula perfeitamente essa sensação de um bebê durante a gestação. É o lugar mais seguro do mundo; o mais calmo; o mais sincero... O lugar perfeito.

Talvez  por vê-la tão carinhosa ao lado da minha filha no papel de avó e da mesma maneira já ser tão fundamental na vida dela. De ver o brilho no olhar das duas; a sua ligação; a sua disponibilidade para estar perto e principalmente junto.

Essa música tocou o meu coração por admitir que mesmo depois da independência, estar ao lado da minha mãe é sempre um presente. É sempre voltar para aquele lugar, que mesmo escuro e pequeno, era quente, acolhedor e confiável.

Agora ela precisa voltar para a sua vida e eu preciso seguir a minha... Seguir lidando com a falta e com a saudade. Falamo-nos todos os dias... Sentimos as sensações de alegria e tristeza uma da outra... É a velha ligação do cordão umbilical... Mas crescemos para o mundo... Saímos da asa e aprendemos a respirar sozinhos... Faz parte da vida!  Vai então mãe... Obrigada por vir... Melhor do que ficar chorando a tua ida é saber que logo estará de volta!

“Debaixo d´agua tudo era mais bonito... Mais azul... Mais colorido... Só faltava respirar... Mas tinha que respirar... Todo dia... Todo dia... Todo dia...”



Bjus... Boa semana!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário